SOCIALIZAÇÃO DAS AÇÕES DO UCA NO RN

SOCIALIZAÇÃO DAS AÇÕES DO UCA NO RN

quinta-feira, 7 de julho de 2011

VISITA AS ESCOLAS ESTADUAIS DO PROUCA RN

Com o objetivo de acompanhar as ações pedagógicas e de infraestrutura desenvolvidas nas Escolas do PROUCA - Programa Um Computador Por Aluno - a coordenação do Programa na SEEC/RN está realizando visitas de acordo com o calendário abaixo: 

1. E.E. Manoel Carneiro da Cunha - Extremoz - 04/07/2011
2. E.E. Maria Cristina - Parnamirim - 07/07/2011
3. E.E. General João Varela – Ceará Mirim - 11/07/2011
4. E.E. Antonio de Azevedo – Jardim do Seridó - 13/07/2011
5. E.E. Josefa Sampaio - Natal - 17/08/2011

ESCOLA MANOEL CARNEIRO -EXTREMOZ

O encontro na escola Manoel Carneiro contou com a participação da equipe gestora da escola, a coordenadora do UCA, a formadora/multiplicadora do NTE Lagoa Nova I e as técnicas da SEEC: Maria José de Medeiro e Maria Aldeiza da Silva. Durante o encontro a coordenadora do UCA informou que a formação foi iniciada na escola desde o ano passado com sucesso, pois embora alguns professores tenham demonstrado receio com a nova situação a ser vivenciada a maioria estava ansiosa e bastante entusiasmada com o PROUCA. Informou também que no momento a formação estava parada  devido a greve dos educadores no estado. Ressaltou que até o presente ainda não havia sido possível realizar nenhuma experiência com o uso de laptop em sala de aula em conseqüência dos problemas de infraestrutura, especialmente a deficiência da rede elétrica que não suporta o carregamento das máquinas mesmo em pequena quantidade.
           
Além da dificuldade motivada pela falta de infraestrutura da escola a Coordenadora apresentou outras, enfrentadas para a implantação do PROUCA relacionadas a falta de tempo dos professores tanto para participar dos encontros presenciais da formação, quanto das reuniões para planejamento das aulas de forma integrada para definição do que fazer, por que fazer, como fazer e quando fazer.

Com vistas a minimizar, em parte, essas dificuldades a formadora Ivone sugeriu dar um atendimento mais direto à escola, mediante calendário de trabalho abaixo sugerido:
  • 2ª feira – manhã e tarde – NTE Lagoa Nova I ou Escola Manoel Carneiro (de acordo com a necessidade);
  • 3ª e 5ª feiras – noite – Escola Manoel Carneiro;
  • 6ª feira – manhã – NTE Lagoa Nova I ou Escola Manoel Carneiro (de acordo com a necessidade).

                         

                                    


ESCOLA MARIA CRISTINA - PARNAMIRIM


O encontro na Escola Maria Cristina em Parnamirim contou com a participação  da equipe gestora e dos formadores do UCA na escola. Durante o encontro foi discutido, dentre outros assuntos, o início da formação e algumas possibilidades de utilização dos laptops em sala de aula enquanto se aguarda a adaptação da infraestrutura da escola. Os formadores  apresentaram o planejamento da formação e informaram que o início da mesma estava agendado para a próxima semana durante os três turnos.





 
ESCOLA GENERAL JOÃO VARELA - CEARÁ MIRIM




ESCOLA ANTÔNIO DE AZEVEDO - JARDIM DO SERIDÓ





ESCOLA ESTADUAL JOSEFA SAMPAIO - NATAL
Participaram da reunião as formadoras Selma e Socorro Brasil e a coordenadora do UCA na escola.  Na oportunidade as formadoras falaram das dificuldades encontradas na formação dos educadores assim como na utilização dos laptops em sala de aula, pois além da infraestrutura  deficitária há também pouca participação dos educadores nos encontros presenciais motivada, em parte, pela falta de tempo disponível.
Também sentimos a ausência dos gestores na reunião, pois entendemos que o êxito do projeto depende do envolvimento de todos.   





O problema comum enfrentado por todas as escolas para o desenvolvimento do PROUCA é a falta de infraestrutura, relacionada a energia elétrica e armários adequados para o armazenamento e carregamento dos laptops. Contudo, algumas escolas onde a energia elétrica suporta o carregamento de laptops (pelo menos uma quantidade mínima correspondente ao total de alunos por turma) os professores estão utilizando os laptops em sala de aula, como é o caso da escola Antônio de Azevedo em Jardim do Seridó. Para isso um calendário é organizado, definindo os dias e horários de atendimento de cada turma. 





















Nenhum comentário:

Postar um comentário